DMO Odontologia Multidisciplinar

tratamentos > periodontia

A periodontia é a especialidade que se preocupa com a manutenção dos tecidos periodontais, que são responsáveis pela proteção e sustentação do dente no osso. Esses tecidos especializados e delicados são vulneráveis a agressões e injúrias provocadas principalmente pelo acúmulo de biofilme (placa bacteriana), cujo resultado é a doença periodontal, que se inicia com sangramento gengival (gengivite) e pode evoluir para periodontite, com perda do tecido ósseo acompanhado ou não de retrações gengivais. A doença periodontal, se não for tratada a tempo, resultará na perda do dente.

Cerca de 30% da população mundial adulta sofre de algum estágio dessa doença, que, além de comprometer a mastigação e a estética, participa como importante fator de risco em diversas doenças como cardiopatias, diabetes, acidente vascular cerebral, partos prematuros, nascimento de crianças com baixo peso, entre outras. Cabe inicialmente ao dentista clínico geral a observação do sangramento gengival, que pode se apresentar com diferentes graus de intensidade e que é muitas vezes negligenciado pelo paciente. Esse é o momento de encaminhá-lo ao periodontista para que se evite o agravamento e a evolução da doença.

Além da importância na saúde bucal, o aspecto visual da gengiva é bastante relevante na composição da estética do sorriso. Com procedimentos cirúrgicos é possível melhorar o aspecto estético dentogengival que foi comprometido por doenças periodontais, extrações dentárias ou mesmo por aspectos anatômicos genéticos como excesso de altura e espessura da gengiva. A cirurgia plástica periodontal é uma subárea da periodontia que dispõe de técnicas cirúrgicas delicadas e materiais sofisticados que visa, pela reposição, à reconstrução e remodelação dos tecidos periodontais e à recuperação da estética gengival — a “estética rosa”.