DMO Odontologia Multidisciplinar

tratamentos > cirurgia bucomaxilofacial

Esta é uma especialidade abrangente e que cuida de várias cirurgias orais, sendo as mais conhecidas: cirurgia para remoção de cistos, remoção de dentes supranumerários, tracionamento de dentes não irrompidos, reconstrução óssea dos maxilares e a extração dos terceiros molares, também conhecidos como dentes do siso, sendo esta última a mais frequente entre as cirurgias bucais.

Os terceiros molares são os últimos a erupcionar nos arcos dentários, entretanto, por falta de espaço, podem não erupcionar na cavidade bucal, causando incômodo e dor. Portanto, quando esses dentes irrompem apenas parcialmente e/ou estão mal posicionados podem causar cáries e inflamação devido à dificuldade de higienização.

Assim, quando os dentes do siso são removidos antes dos 20 anos de idade, ocasião em que suas raízes se acham em menor estágio de desenvolvimento, a cirurgia contempla menores riscos e complicações, por isso recomenda-se que pessoas entre 16 e 19 anos tenham seus terceiros molares examinados e radiografados para verificar se devem ou não ser extraídos.

No que diz respeito à reconstrução óssea dos maxilares, podemos citar uma série de técnicas cirúrgicas que envolvem colocação de enxerto ósseo autógeno (da própria pessoa) ou biomateriais que possuem a finalidade de restabelecer a estrutura do osso e assim viabilizar e/ou melhorar as condições de reabilitação oral.

No entanto, independentemente da idade do paciente, caso seja necessária ou indicada a remoção de qualquer elemento dentário, deve existir a preocupação em preservar a altura/espessura óssea, por isso a cirurgia deve ser planejada e executada pelo cirurgião bucomaxilofacial, o qual passará as informações necessárias do preparo pré-cirúrgico e dos cuidados pós-operatórios.