A articulação temporomandibular (ATM) permite o abrir e fechar da boca e fica próxima ao canal auditivo. Quando o paciente possui alguma alteração na ATM, pode sofrer com algum tipo de desconforto: ouvir estalos, ter dificuldade para abrir a boca, sentir dor em vários graus de intensidade, etc.
Como a ATM é formada por uma variedade de tecidos complexos e delicados, diversos fatores podem provocar a sua alteração: má oclusão, bruxismo (hábito de ranger e apertar os dentes durante o sono, que provoca uma hiperatividade dos músculos, forçando demasiadamente a articulação), traumas que causam o deslocamento dos discos articulares ou doenças sistêmicas que acometem as articulações, como artrite reumatoide.
Além disso, o stress pode provocar um estado constante de contração nos músculos da mastigação. Hábitos como apertamento dental, roer unhas, morder objetos e mascar chicletes também podem causar prejuízos diretos na articulação ou resultar em uma postura inadequada da mandíbula, cujos desequilíbrios musculares também causam sérios danos à ATM.
As causas da DTM e da dor orofacial são multifatoriais, exigindo do especialista na área um exame meticuloso e bem direcionado para chegar a um diagnóstico diferencial e preciso. Só assim é possível estabelecer um tratamento adequado e eficaz, sendo ele algumas vezes multidisciplinar.
A toxina botulínica pode ser usada para tratamento das DTMs. Para saber mais sobre esse assunto, clique aqui.