Endodontia é a especialidade odontológica que trata da polpa dentária (tecido inervado contido no interior do dente) e de todo o sistema de canais existente na raiz dental. Algumas lesões, como por exemplo, cáries, fraturas, traumas dentários/ortodôntico, lesões endoperiodontais e retrações gengivais, podem fazer com que a polpa inflame, causando dor ou hipersensibilidade ao dente. Nesses casos é indicado o tratamento endodôntico (tratamento de canal), que visa à manutenção do dente na cavidade bucal e a saúde dos tecidos adjacentes.
Nos casos em que o tratamento endodôntico é indicado, a polpa dental inflamada ou necrosada é removida e substituída por um material obturador biocompatível, impedindo assim o crescimento de bactérias no local. Além disso, o tratamento de canal também pode ser indicado em algumas reabilitações protéticas.
Embora ainda haja um mito negativo em torno desses tratamentos, com a correta utilização de anestesias eficazes e medicações pós-operatórias a endodontia pode ser realizada com bastante conforto para o paciente e na grande maioria dos casos em uma única sessão. Destacamos ainda que por meio de conceitos inovadores e equipamentos de tecnologia moderna, tais como instrumentos automatizados, limas rotatórias e microscópios, o tratamento é realizado com mais precisão e agilidade, se comparado com as técnicas convencionais.