A ortodontia e a ortopedia são especialidades que estudam as fases do crescimento e desenvolvimento craniofacial, bem como a evolução da dentição decídua (dentes de leite), dentição mista e permanente, inclusive todos os seus desvios de normalidade, de modo a prevenir, interceptar e corrigir os casos de má oclusão.
A ortodontia/ortopedia está mais associada a crianças e adolescentes com uso de aparelhos ortopédicos funcionais, removíveis e/ou aparelhos corretivos fixos, mas também tem indicação para tratamentos em adultos, principalmente antecedendo tratamentos reabilitadores com próteses, próteses sobre implantes ou para alinhamento e nivelamento dental no restabelecimento da estética do sorriso.
Os tratamentos ortodônticos, além de corrigirem funcional e esteticamente o mau posicionamento dental, podem ajudar a prevenir cáries e doenças periodontais, que são mais susceptíveis em dentes muito apinhados (uns sobre os outros). Nos caso de sobra de espaços entres os dentes, há dificuldades para uma boa higienização bucal com fio dental e escovação e a falta de contatos entre os dentes, pode resultar em alterações na fala, na postura da língua e na deglutição.
Os tratamentos ortopédicos são direcionados a pacientes em fase de desenvolvimento e crescimento, isto é, crianças em que ainda haverá crescimento ósseo. Esses tratamentos são realizados de modo geral com aparelhos removíveis que exercem uma força passiva de baixa intensidade que estimula os nervos sensoriais da boca, de modo que o próprio sistema responde com a remodelação óssea, funcional e neuromuscular. Os estímulos gerados podem influenciar o desenvolvimento correto do sistema bucodentofacial.
Ambas as técnicas buscam coordenação das arcadas dentárias por meio de forças adicionais que operam em busca da normalização da função mastigatória, harmonia facial e estética do sorriso. Vale lembrar que a correção do posicionamento dos dentes não é apenas uma questão estética, mas também evita danos à articulação temporomadibular, perda dentária, problemas gengivais e até deformação facial.
Atualmente, podemos tornar o tratamento quase imperceptível, realizando-o com alinhadores estéticos (Invisalign ou Clear-Aligner) que são transparentes e removíveis, praticamente invisíveis. Existem também tratamentos com bráquetes cerâmicos, que são estéticos visto que transparecem a cor dos dentes.
Consulte nossa equipe!