Com o aumento da expectativa média de vida, está cada vez mais comum depararmos com pessoas idosas em todos os segmentos da sociedade. No entanto, sabe-se que o passar dos anos proporciona mudanças importantes na biologia de cada pessoa e cuidados específicos são necessários.
Na boca, podemos notar, entre outras coisas, que a mucosa bucal fica mais fina e sensível, há uma diminuição do volume salivar, a percepção do sabor dos alimentos diminui, as perdas dentárias ocasionadas por cáries e/ou doença periodontal dificultam a mastigação e a digestão dos alimentos, bem como o intenso desgaste e alterações na coloração dos dentes.
É comum também, nessa faixa etária, o paciente apresentar algumas doenças sistêmicas, como diabetes, pressão alta e osteoporose, entre outras, que demandam o controle com medicamentos, que muitas vezes possuem efeitos colaterais na boca, além de possíveis variações de ordem psicológica e social.
Desse modo, é sempre importante ter um dentista que compreende o universo da melhor idade em todos os seus aspectos para que possa supervisionar de maneira mais próxima e atenta a saúde bucal do paciente, permitindo que essa etapa da vida seja sempre acompanhada de um sorriso elegante e saudável.