Para alcançar a melhor estética do sorriso pode-se recorrer também ao clareamento dental, que deve ser realizado sempre antes de qualquer procedimento reabilitador, quer seja ele restaurador ou protético. Ao longo do tempo os dentes acabam por se pigmentar com os corantes dos alimentos como café, refrigerantes escuros, beterraba, cenoura, vinho, chocolate, além de medicamentos, nicotina e outros.
O clareamento é um procedimento que deve ser realizado sob a supervisão de um dentista, utilizando gel de Peróxido de Hidrogênio e/ou Carbamida, que diferente dos abrasivos encontrados em cremes dentais e clareadores cosméticos, possuem o poder de penetrar na estrutura dental, liberando as moléculas de pigmento, tornando os dentes mais claros e rejuvenescidos. O gel clareador pode ser ativado com laser ou utilizado em moldeiras individualizadas pelo profissional para uso caseiro.
As facetas laminadas são estruturas de porcelana com características personalizadas que recriam a morfologia dos dentes, harmonizando o sorriso podendo com muita naturalidade, mascarar dentes escurecidos, manchados ou ainda melhorar pequenas alterações da posição dos dentes.
As lentes de contato dentais são facetas laminadas extremamente finas e por isso necessitam de pouco ou até nenhum desgaste da estrutura dental, tendo a vantagem de ser um tratamento rápido e conservador. Cabe esclarecer que, mesmo sendo muito fina, o correto procedimento de cimentação sobre o dente confere alta resistência, proporcionando longevidade ao tratamento.